Edital do Programa de Cooperação Científica Estratégica com o SUL Global/COOPBRASS

A Capes lançou o PROGRAMA DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA ESTRATÉGICA COM O SUL GLOBAL/ EDITAL CAPES/COOPBRASS Nº 05/2019.

O Edital selecionará projetos conjuntos de pesquisa no âmbito do Programa de Cooperação Científica Estratégica com o Sul Global/COOPBRASS, para fomentar o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) brasileiras, sejam públicas ou privadas sem fins lucrativos, que possuam programas de pós-graduação em nível de doutorado com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal 2017 e Instituições similares sediadas em países em desenvolvimento com o qual o Brasil mantenha Acordo ou Memorando de Entendimento na área de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

O proponente do projeto no Brasil deverá ter vínculo empregatício permanente com a instituição principal, ser docente de programa de pós-graduação em nível de doutorado com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal 2017 e ser detentor do título de doutor há pelo menos cinco anos, considerando a data de fechamento das inscrições. Deverá comprovar reconhecida competência na área de conhecimento e disponibilidade para as atividades acadêmicas e administrativas relacionadas ao projeto, além de capacidade técnico-científica adequada para o desenvolvimento do projeto.

OBS: De acordo com o item 1.9. Um dos documentos obrigatórios é a Carta de apoio da instituição proponente brasileira emitida pelo Decanato ou pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da instituição principal no Brasil, demonstrando o interesse e o apoio institucionais, aprovando a indicação do coordenador de projeto no Brasil e confirmando a infraestrutura informada na inscrição da proposta do projeto, além da informação sobre a isenção total de taxas acadêmicas e administrativas.
A carta deverá ser solicitada à PRPG até o dia 28 de maio de 2019.

Cronograma:

Atividade Prevista  Período/Data
Inscrição das propostas, incluindo preenchimento do formulário de inscrição de projetos online e envio da documentação obrigatória De 1º de abril até as 18h do dia 31 de maio de 2019 (horário oficial de Brasília).  
Publicação da relação das inscrições recebidas Até cinco dias úteis após o encerramento das inscrições
Interposição do recurso administrativo nas etapas de avaliação das propostas e após a divulgação do resultado Em até três dias úteis após a comunicação realizada pela Capes
Avaliação das propostas Até 30 de setembro de 2019
Divulgação do resultado Até 31 de outubro de 2019
Início das atividades dos projetos A partir de janeiro de 2020

Documentos