Memorial da América Latina lança edital para concessão de bolsas para pesquisadores

Inscrições e envio da documentação para o processo seletivo podem ser feitas de 25 de março a 25 de abril, às 17h, por e-mail

O Memorial da América Latina lança nesta sexta, 25 de março, edital para a concessão de bolsas de pesquisa voltadas aos temas migrações contemporâneas na América Latina e a integração dos povos pela arte e cultura; literatura para a aproximação inter(trans)cultural em contextos plurilingues de ensino e aprendizagem de línguas e o papel do Brasil como ator internacional na construção de processos de paz, nas áreas de Relações Internacionais, Direitos Humanos, Artes, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Educação e Licenciaturas. As inscrições devem ser feitas entre os dias 25 de março e 25 de abril, pelo e-mail catedra@memorial.org.br.

Serão destinadas até cinco bolsas com valores mensais de R$1.500,00, durante 04 meses, para mestres ou doutores certificados em programas reconhecidos pela CAPES, que estejam com matrícula ativa em cursos regulares de doutorado ou pós-doutorado, para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e que tenham como objetos fundamentais as seguintes linhas de pesquisa:

  • Migrações contemporâneas na América Latina e a integração dos povos pela arte e cultura.
  • Literatura para a aproximação inter(trans)cultural em contextos plurilingues de ensino e aprendizagem de línguas.
  • O papel do Brasil como ator internacional na construção de processos de paz

Ao todo, serão destinados ao edital R$ 36 mil reais. O edital é uma das iniciativas do Memorial da América Latina e da Rede de Cooperação UNITWIN para Integração da América Latina/Cátedra UNESCO Memorial, que conta com a participação das universidades paulistas USP, Unicamp e Unesp.

Os projetos enviados para seleção deverão apresentar propostas de pesquisas voltadas ao tema de expressões culturais ou artísticas para a integração de pessoas em situação de refúgio na América Latina e do papel do Brasil como agente internacional da paz em conflitos provocados pelo êxodo populacional. A seleção terá 3 fases e podem concorrer pesquisadores que já tenham bolsas de estudo e que tenham vínculo empregatício, desde que apresentem a documentação solicitada no edital.

As inscrições devem ser feitas até 25 de abril, às 17h e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail catedra@memorial.org.br. O edital, com as informações completas e processo seletivo, pode ser acessado em: https://memorial.org.br/editais

Serviço
Chamada pública para concessão de bolsas de pesquisa
Edital: https://memorial.org.br/editais
Inscrições: de 25 de março a 25 de abril, às 17h
Mais informações: catedra@memorial.org.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*