Apresentação

O Relatório Pós-Graduação em Dados apresenta à comunidade acadêmica e ao público em geral informações sistematizadas sobre o sistema de pós-graduação da Unicamp e a sua evolução ao longo do tempo.

Desde a sua formação na década de 1960, a UNICAMP confere ênfase à pós-graduação e à pesquisa ali desenvolvida. Composto de 75 programas stricto sensu em todas as áreas do conhecimento que contemplam, a maioria, cursos de mestrado e de doutorado, e 11 mestrados profissionais. O sistema possui também 124 cursos lato sensu, e no total, o sistema de pós-graduação da universidade acolhe em 2022, 13.423 estudantes, ou seja, 40% do total de alunos da universidade.

A Unicamp destaca-se pela alta pontuação de seus programas, com 70% dos cursos com notas 5, 6 e 7, segundo a classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES), e, do total de 149 cursos, cerca de 44% são cursos considerados de excelência, com notas 6 e 7.

O Relatório a seguir mostra o número de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas nos últimos anos, as características de seu alunado, e o volume de recursos e bolsas que sustentam o funcionamento do sistema.

Um dos pontos centrais do sistema é a sua internacionalização. Além de sua trajetória consolidada na realização de convênios e de intercâmbio de alunos, desde 2018 a Universidade realiza junto à CAPES o Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), que aborda 5 áreas temáticas, com 22 temas prioritários, distribuídos em 117 Projetos, que envolvem 60 diferentes países.

Os dados deste relatório refletem o protagonismo da pós-graduação da UNICAMP, bem como a sua significativa contribuição para a pesquisa e a formação de recursos humanos para o país e para a América Latina.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação

Alunos matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu 2018-2021

Alunos matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu
(Fonte: EDAT / PRPG)